Hung Gar Kune

Sifu Renata Balestrini, Mestre Lam Chun Sing ( filho mais novo de Lam Jo) e Mestre Li Hon Ki.

Sifu Renata Balestrini, Mestre Li Hon Ki, Mestre Lam Chun Sing e Mestre Lam Chun Fai (filho do meio, de Lam Jo).


HISTÓRICO DO KUNG FU HUNG GAR

Na época da destruição do templo Shaolin de Fukien pelas tropas do imperador Yung Sin, qualquer pessoa ligada ao templo Shaolin era perseguida como rebelde. Alguns monges escaparam (Gee Sin, NG Mui, Pak Mei, Miu Hin, Fung To Tak), mas tiveram que abandonar o templo Shaolin para sempre.

Os monges se espalharam pela China depois de queda do Templo. Eles continuaram a praticar Kung fu e treinar rebeldes com a esperança de expulsão dos invasores Chings. Um rebelde chamado Hung Hei kung, sob a tutela do abade Gee Sin See (conhecendo-o no Templo Tai Fa Ti, na cidade de Gon Jal, no Cantão), desenvolveu suas técnicas e devotou sua vida a lutar contra os Chings e transmitir seus conhecimentos dentro dos moldes tradicionais.

Depois de ter treinado no Templo e escapado para a região sul da China, Hung adaptou o estilo que aprendera para as condições climáticas, geográficas e as estruturas corporais dos chineses do sul. Os chutes altos e rápidos, típicos do norte eram inapropriados para os habitantes do sul, que eram fisicamente mais baixos do que os do norte. O terreno instável e as precárias condições dos juncos chineses eram uma barreira adicional para o aprendizado do tradicional kung-fu de Shaolin, no sul do país. O nome foi mudado para esconder as origens do estilo; aquele que era pego praticando um sistema Shaolin era prontamente executado. Após a aprendizagem, Hung mandou seus discípulos para que fossem organizar outros grupos, ensinado-lhes as técnicas. A arte de combater desses rebeldes foi chamada de Hung Gar também conhecida pelos nomes de Hung Ca, Hung Kuen, Hung Gar Kuen, Hung Gar Kuen Shu, Hung Gar Kuan, Hung Chia Pai.

O nome “Hung” não tem significado preciso na língua ocidental. Muitos obtém a tradução errônea de “coragem” e ou “vermelho” que possuem o mesmo som de pronúncia do referido estilo. Esta palavra possui um nível de abstração muito alta, por isso a dificuldade de se conseguir uma tradução exata. Mas a palavra é nada mais, nada menos que o sobrenome do fundador do estilo, Hung Hei Guen, Apesar disto, muitos acreditam fielmente que o “Hung” da expressão, significa “vermelho” justificado pela cor vermelha das calças e das canoas dos pescadores que aprendiam o estilo.
Infelizmente, o número de rebeldes nunca foi tão grande que permitisse derrotar a Dinastia Ching. Hung foi perseguido e teve que refugiar-se nas casas de Ópera chinesa, onde começou a ensinar suas técnicas. Finalizada a Revolução Chinesa, muitos mestres emigraram junto com os partidários de Chan Kai Check, fugindo do exército comunista, refugiando-se em Taiwan e Hong Kong, a capital mundial do Kung-fu. Nos últimos cem anos, em Cantão, região Sul da China, existiram dez mestres que se destacaram por sua habilidade inigualável. Por alcançarem grande fama, chegaram a serem conhecidos como os “Dez Tigres de Cantão”. Dentre eles, cinco eram mestres de Hung Gar : Tií Kiu San, Sou Rak Fuú, Sou Rak Jií, Wong Lin e Wong Fei Hung.

Wong Fei Hung levou o hung gar a Hong Kong e treinou seu sobrinho, o açougueiro Lam Sei Wing. Este, por sua vez, passou seus ensinamentos para seu sobrinho Lam jo. A escola do estilo Hung Gar baseia–se nas técnicas dos Cinco Animais (Tigre, Dragão, Garça, Leopardo e Serpente), descobertos por Pai Yu-Feng e Chueh Yuan (que revitalizou a arte no século XIV) com ênfase particular no Tigre e Garça. Tradicionalmente, o aluno deve primeiramente adquirir uma postura sólida: durante seis meses, no mínimo, ele deve praticar a posição e postura árdua do Cavalo, mantendo-a quarenta e cinco minutos por dia. Um antigo provérbio sintetiza a necessidade da postura do Cavalo dizendo: “Antes que você aprenda a subjugar outros, você tem que aprender a ficar de pé”. No final deste, não só as pernas do aluno estão mais fortes, como seu centro de gravidade está mais baixo, tornando-o um obstáculo imóvel para um homem normal. Além desse treinamento, o aluno deve estar desenvolvendo sua energia interior chamada Chi Kun, (“controle de Energia”) tradicional nesta escola.

Ser forte fisicamente não é exatamente o bastante. Desenvolver o Chi é considerado muito superior. Assim como ser altamente valorizado pelo seu aspecto saudável. Então aquele que esteja interessado em aprender Kung-fu Shaolin tradicional está disposto a uma enorme quantidade de trabalho, combinado com um extenso programa de exercícios físicos. O Hung Gar veio para o Brasil em 1979 com o mestre Li Hon Ki que hoje representa a linhagem de Lam jo (sobrinho de Lam Sei Wing), e coordena a International Li Hon Ki Hung Kuen Institute.

Principais características : O Hung Gar caracteriza-se por utilizar técnicas simples, com uma base de pernas muito forte, destacando o uso das técnicas de mão ( palmas, garras e punhos ), a constante utilização do antebraço e a canela tanto para defesa quanto para o ataque, o uso das técnicas de pernas fortes e rápidas, técnicas de quebramento quando há oportunidade. Sua principal característica é a utilização do ataque e defesa ao mesmo tempo. O estilo se tornou famoso, entre outras, nas seguintes características:

“Cavalo de 1000 quilos”. Técnica de aperfeiçoamento da Posição do Cavalo (Ma Pou); diziam que para mover quem dominava essa técnica seria como mover 1000 quilos.

“San Sing, ou “bloqueio de Três Estrelas”. Esta é uma técnica que faz do praticante Hung Gar Ter antebraços extremamente resistentes a impactos, por condicionamento dos ossos, vasos sanguíneos, músculos e tendões. Permite que o praticante defenda golpes machucando o adversário sem se machucar.Mo Ying Guek, ou “Chute Que Não Sai Da Sombra”. Este chute foi desenvolvido pelo mestre Wong Fei Hung. O nome se deve ao ataque ser feito com uma perna à mostra do adversário com extrema rapidez, sendo que esta perna aparentemente não atacaria, por isso o nome.

Kiu São, ou “Mãos de Ponte”. Técnica que dá as mãos uma inacreditável firmeza e estabilidade. Um grande mestre nesta técnica foi Tid Kiu San (Ponte de Ferro), que uma vez resistiu a força de três homens agarrados a cada um de seus braços.


CERIMÔNIA PAI SI 

Cerimônia de discipulado entre Grão Mestre Li Hon Ki (pai) e Mestre Renata Balestrini (filha)










Powered by Blogger